sábado, 21 de abril de 2007

7ª arte na cidade das 7 colinas

A azáfama do dia pode não deixar ver este pequeno paraíso no centro de Lisboa… Quem passa provavelmente nem se apercebe do que se esconde por trás destas grades de ferro.



Na Rua Barata Salgueiro (perpendicular à Av. da Liberdade), nº39 estão películas raras e a oportunidade do reviver único de um passado que as salas (comerciais) de cinema esqueceram.
Respira-se arte naquele espaço, em que o pilar que o sustenta são filmes.


Com uma programação diversificada, o visitante (espectador) pode ver criações do início do cinema e sentir-se aprisionado na caverna de Platão tendo as sombras como única imagem, ou obras contemporâneas e sentir-se numa nave espacial rumo à beleza da criatividade humana.
A Cinemateca tem também uma exposição permanente de objectos utilizados na arte do cinema, como as cronofotografias que davam a ilusão do movimento.
Para se fazer uma pausa deste mergulho profundo na 7ª arte, há um bar/restaurante forrado a cartazes de filmes históricos e uma livraria/mediateca com alguns livros e dvds muito interessantes (e nem sempre fáceis de encontrar).
Aqui ficam mais algumas informações sobre a Cinemateca…


Bar/Restaurante:
Segunda a Sábado, entre as 12:30 e as 00:30.
Livraria:
Segunda a Sábado, entre as 13:30 e as 22:30.

Pormenores e História em www.cinemateca.pt

1 comentário:

Margarida Távora Alves disse...

Realmente é um lugar que passa despercebido, mas há sempre uma boa amiga para nos mostrar as maravilhas deste espaço.

Recomendações:
- Fechar os olhos no "Hall de entrada"

- Aproveitar a esplanada no verão e pedir chá no Inverno (chá e muitos guardanapos porque não há maneira de atinar com os bules)

:)